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CONHEÇA A FERRAMENTA BSC E COMO ELA PODE AJUDAR NA GESTÃO DE ESTRATÉGIA DA SUA EMPRESA!

17/02/2020

 

Certamente a sua empresa possui um conjunto de estratégias que tem por objetivo alavancar o crescimento empresarial, certo? Mas, é de conhecimento geral de que o principal desafio é a execução, de forma que os resultados sejam visíveis e que sua empresa possa usufruir dos benefícios pensados lá no momento da criação das suas estratégias empresariais. Portanto, nessa leitura você conhecerá uma importante e valiosa ferramenta de gestão que proporcionará a execução na forma mais genuína das estratégias da sua empresa, o BSC.

 

Você já ouviu em Falar em BSC – Balanço Scorecard?

Se sim, já é um ótimo começo. Mas se nunca ouviu falar essa é a oportunidade de conhecer e implementar no seu negócio. Para começar, o Balanço Scorecard não é uma demonstração contábil e sim uma metodologia de gerenciamento que visa a execução das estratégias e de processos gerenciais definidos.  As siglas BSC significam Indicadores Balanceados de desempenho, isso quer dizer que ao escolher indicadores para uma gestão a empresa não deve se restringir a apenas indicadores financeiros. Para entender essa ótica de gerenciamento precisaremos conhecer as perspectivas do BSC.

As Perspectivas do BSC nada mais são que um direcionamento para as principais áreas do seu negócio que precisam gerenciadas para que seja alcançada qualquer estratégia empresarial, elas também são conhecidas como perspectivas do desenvolvimento organizacional. São elas:

1. Perspectiva Financeira: Haverá a criação de novos indicadores de desempenho para que seja obtido uma melhor rentabilidade dos investimentos.

2. Perspectiva Do Cliente ou mercadológica: Nessa perspectiva será analisado como a empresa se relaciona com o cliente.

3. Perspectiva de Processos Internos: Nessa perspectiva será estudado como melhorias na operacionalização pode contribuir para a execução das estratégias.

4. Perspectivas de Aprendizagem e Crescimento: E por último, mas não menos importante, nessa perspectiva será analisado a percepção dos colaboradores em relação aos processos da empresa e como eles contribuirão para o resultado que a empresa deseja alcançar.

 

 

    Certo, mas como aplicar o BSC no meu negócio?

     1. Planejamento Estratégico:

O primeiro passo será ter definido o Planejamento estratégico. Você precisa saber onde quer chegar e começar a pensar como irá definir e o que precisará ser feito dentro das perspectivas do BSC.

2. Mapa Estratégico:

Após definido o planejamento o próximo passo será a Estruturação do Mapa Estratégico. É aqui que deverão ser pensadas as iniciativas necessárias para a execução do planejamento estratégico definido anteriormente.  .

                No mapa estratégico cada perspectiva será exposta em 4 etapas, são elas:

               Objetivos: Definição do que a empresa deseja alcançar.

Indicadores: Os indicadores que irão permitir analisarem se os objetivos foram alcançados. Esses indicadores poderão ser financeiros ou não.

Metas: O nível de performance que se deve atingir, em outras palavras as metas deverão ser mais especificas que os objetivos.

Projetos estratégicos: Serão as ações e iniciativas que deverão ser realizadas para o alcance dos objetivos.

 

 

      Análises

É importante ter em mente que uma vez definidas todas as métricas necessárias para a realização do BSC é importante sempre ocorrer processos de análises para assegurar que tudo o que está definido está de fato adequado para o alcance dos resultados almejados.

Para facilitar a visualização da aplicação do BSC confira o exemplo abaixo. O exemplo elaborado buscar facilitar o entendimento do conteúdo exposto.

 

Mapa Estratégico para uma empresa Comercial e de Serviços:

 

Objetivos

Metas

Indicadores

Iniciativas

 

Perspectiva Financeira: Aumentar o Faturamento.

Aumentar em 10% o Faturamento.

Demonstrativos Financeiros.

Desenvolver formas (prazos maiores, divulgação do produto ou serviço, entre outros) para impulsionar o consumo.

Perspectiva do Cliente: Melhorar a experiência do cliente com o produto/serviço.

Alcançar 70% do índice excelente de satisfação dos clientes

Pesquisas de Satisfação

Análises de mercado afim de estabelecer se o produto/serviço reúne pontos atrativos ao consumidores.

Perspectiva do Processos Internos:  Novas formas de o produto/serviço chegarem de forma mais assertiva ao mercado.

Aumento no índice de visitação no site da empresa e redes sociais.

Percentual de visitação e procura pelo produto/serviços no site e em redes sociais.

Investimento no setor de Marketing, visando maior visibilidade do produto/serviço no mercado.

 

Perspectiva de Aprendizado e Crescimento:  Ter Uma equipe capacitada e motivada

Criar metas de realização de cursos e obter 70 % de índice de satisfação excelente com os colaboradores.

Avaliação dos cumprimentos das metas e pesquisas de satisfação com os colaboradores.

Desenvolver planos de Reconhecimento.

 

 

 

ESCRITO POR

Rubiany Lima

Setor Contábil – Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio De Sá.


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         Valdemir Alves


Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade & Gestão Ltda e da Controlpax Treinamento e Recrutamento Ltda.

Contador e consultor empresarial nas áreas Tributária, Fiscal, Contábil e Gestão Empresarial.

Coordenador de comunicação da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza – Gestão 2018.

Conselheiro do conselho regional de contabilidade do Ceará - Gestão 2018 a 2022.

 Coordenador da Comissão de Normas Técnicas aplicadas às áreas Fiscais, Tributária e Societária do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRC-CE.

Instrutor de cursos e palestras; MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG.

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         Magno Ribeiro


Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade & Gestão Ltda e da Controlpax Treinamento e Recrutamento Ltda.

Atua há 07 anos como Contador e Consultor Tributário e Fiscal.

Membro da comissão de Normas Técnicas do Simples nacional do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – 2016/2017.

Coordenador Administrativo/Financeiro da Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará – Gestão 2018 a 2019.

MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG.

Ciro

         Ciro Mariano

Bacharel em Ciências Contábeis. 

Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda.

Sócio Diretor da Empresa Simplifica Soluções em Folha de Pagamento.

Coordenador dos Cursos de Departamento Pessoal da P&P Treinamentos. 

Consultor, Palestrante e facilitador de cursos profissionalizantes nas áreas Trabalhista e Previdenciária.

Com 11 anos de experiência na área, já atuou como Coordenador de Departamento Pessoal, conta com uma vasta experiência em empresas do 3º setor.

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