logo blog 2

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Buscar no Blog

GESTÃO POR INDICADORES – Tudo que você precisa saber em 5 minutos.

20/01/2020


 

O que é necessário para que a sua empresa tenha gestão?

Simples! Para que você, gestor ou empresário, possa gerenciar sua empresa de forma assertiva é necessário conhecer sua real situação através dos seus números e a partir disso definir metas e objetivos para alcançar os resultados esperados.

 

E COMO ISSO É POSSÍVEL?

Através da utilização de indicadores, que são métricas que irão te auxiliar a verificar se a empresa está obtendo resultados satisfatórios e se necessário identificar e corrigir eventuais problemas que possam estar prejudicando sua operação.

 

COMO CALCULÁ-LOS?

Para que se possa utilizar os indicadores é necessário levantar todas as informações disponíveis da empresa, lembrando que só é possível calculá-los caso a empresa esteja registrando diariamente todas suas operações, receitas, impostos, custos e despesas, independentes do seu valor, seja em uma planilha eletrônica ou com a utilização de um software financeiro.

 

EXISTEM DOIS GRUPOS DE INDICADORES:

O primeiro são os indicadores de resultados que medem se os objetivos da empresa estão sendo atingidos, ou seja, se a sua empresa possui rentabilidade e está obtendo lucros, um exemplo é o indicador de lucratividade (margem líquida) obtido através da divisão do seu lucro sobre o faturamento daquele período demonstrando quanto a empresa teve de lucro em relação as vendas do período, outro exemplo é o indicador de produtividade obtido através da relação entre das vendas sobre o número de empregados demostra a receita gerada por cada colaborador, dentre outros.

O segundo são os indicadores de processos que medem se empresa está ou não utilizando todos os seus recursos de forma eficiente. Eles demonstram como anda a operacionalização da empresa, por exemplo em uma empresa de telemarketing é possível medir a quantidade de contratos fechados por colaborador em uma determianda equipe de vendas em determinado período ou em uma empresa que produz material de construção é possível analisar quantidade de produtos produzidos por um operador de máquina em uma hora, dentre outras métricas.

Ou seja, estes indicadores têm uma relação de causa e efeito, enquanto que os indicadores de resultados medem os resultados alcançados os indicadores de processos medem o esforço da empresa capaz de construir esses resultados.

 

É NECESSÁRIO TIRAR DO PAPEL!

Mas nada adianta ter em mãos estes indicadores se não os utilizar para elaborar de um plano de ação com a definição de objetivos estratégicos conforme com a missão e visão de futuro da sua empresa.

Lembrando que para que se possa tomar decisões assertivas é necessário que o seu setor financeiro esteja bem estruturado e alinhado com a contabilidade, pois ela fornece uma base sólida sobre a situação patrimonial e financeira da empresa auxiliando dessa forma na geração de resultados.

 

 

 

ESCRITO POR 
Charles Henrique 
Contador do setor Contábil – Controlpax Contabilidade Gestão & LTDA. Sócio da Controlpax Treinamento. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 


Valdemir-3

         Valdemir Alves


Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade & Gestão Ltda e da Controlpax Treinamento e Recrutamento Ltda.

Contador e consultor empresarial nas áreas Tributária, Fiscal, Contábil e Gestão Empresarial.

Coordenador de comunicação da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza – Gestão 2018.

Conselheiro do conselho regional de contabilidade do Ceará - Gestão 2018 a 2022.

 Coordenador da Comissão de Normas Técnicas aplicadas às áreas Fiscais, Tributária e Societária do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – CRC-CE.

Instrutor de cursos e palestras; MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG.

Foto-magno---Tamanho-normal

         Magno Ribeiro


Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade & Gestão Ltda e da Controlpax Treinamento e Recrutamento Ltda.

Atua há 07 anos como Contador e Consultor Tributário e Fiscal.

Membro da comissão de Normas Técnicas do Simples nacional do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará – 2016/2017.

Coordenador Administrativo/Financeiro da Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará – Gestão 2018 a 2019.

MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG.

Ciro

         Ciro Mariano

Bacharel em Ciências Contábeis. 

Sócio Diretor da Controlpax Contabilidade e Gestão Ltda.

Sócio Diretor da Empresa Simplifica Soluções em Folha de Pagamento.

Coordenador dos Cursos de Departamento Pessoal da P&P Treinamentos. 

Consultor, Palestrante e facilitador de cursos profissionalizantes nas áreas Trabalhista e Previdenciária.

Com 11 anos de experiência na área, já atuou como Coordenador de Departamento Pessoal, conta com uma vasta experiência em empresas do 3º setor.

PATROCINADORES

          © 2015 · CONTROLPAX. Todos os direitos reservados.